terça-feira, 30 de agosto de 2011

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO LANÇA CONSULTA QUE BENEFICIA A MICROSOFT?

O título do post no site do Ministério do Planejamento parece de fato inovador e até revolucionário: “GOVERNO FAZ PRIMEIRA COMPRA COMPARTILHADA DE COMPUTADORES“.  Sem dúvida, quem vai no frequentemente no FISL (Fórum Internacional de Software Livre) pode até pensar que o título tem a ver com o Portal do Software Público (repositório de softwares de código-fonte aberto, usados pelo governo), mantido pela SLTI.
Mas, as aparências enganam. Ao ler o edital lançado pelo governo na consulta pública , formulado pelo Núcleo de Contratações de TI, podemos ler na página 4:
SOFTWARE E DOCUMENTAÇÂO
1. Licença por unidade entregue, com todos os recursos, sendo na forma de assinatura ou subscrição, para garantir atualizações de segurança gratuitas durante todo o prazo de garantia estabelecida pelo fornecedor de hardware, para o sistema operacional Windows 7 Professional 64 bits;
2. Sistema operacional Windows 7 Professional 64 bits em Português BR instalado e em pleno funcionamento, acompanhado de mídias de instalação e recuperação do sistema, software de gravação de mídias e de todos os seus drivers, além da documentação técnica em português necessária à instalação e operação do equipamento.
OBS:
A Microsoft vai se posicionar quanto a melhor versão de SO aplicável para utilização no governo e quanto ao tipo de licença OEM para redução dos custos.
” 
fonte: http://www.trezentos.blog.br/?p=6248

Com base no post publicado e acerca de alguns comentários postados, tomei liberdade para  expessar  minha ideia sobre este assunto:

Acredito que é importante todos expressarem suas opiniões de forma coerente e sensata. Não há necessidade de agressividade.
Ao Carlos Maia, que muito bem fez o direito de expor sua opinião, posso lhe afirmar o seguinte: o sistema operacional depende diretamente da capacidade do hardware sobre o qual está rodando. Quando seu filho afirma que o computador da escola é  mais lento posso afirmar com absoluto conhecimento de causa que o problema é hardware dos computadores que estão sendo usados na escola dele.

Trabalho com tecnologia a mais de 10 anos, já instalei quase todas as versões de sistemas operacionais (windows e linux) lançados e hoje utilizo as versões mais novas do Linux (Ubuntu 10) e Microsoft (Windows7). Sempre avalio de forma imparcial e independente o que há de melhor em cada uma das versões de Sistemas Operacionais disponibilizados. Posso afirma com extrema certeza que ambos são bons (Linux, Windows, MAC). Tendo hardware bom todos atenderão as expectativas de desempenho, do seu filho, as minhas e as de qualquer outro usuário de software. É verdadeira a afirmativa que o Linux (Ubuntu 10) é mais rápido quando comparado ao Windows 7 e MAC utilizando-se o MESMO HARDWARE.

Dessa forma, avalio que a adoção do SO LINUX apresenta sensível vantagem sobre o SO da Microsoft. São vantagens inquestionáveis:
- A distribuição gratuíta (NÓS NÃO PRECISAMOS PAGAR NADA PARA INSTALAR E UTILIZAR EM NOSSOS COMPUTADORES PESSOAIS, NOS DAS EMPRESAS, NOS DO GOVERNO);
- A plataforma de código aberto;
- As comunidades mundiais que contribuem continuamente com a melhoria do Software Livre e Aberto;
- O baixo custo (o custo de implantação é minimo, e a verba poderia ser utilizada, por exemplo, para fomentar Industria Nacional de Software Livre gerando e mantendo empregos);
- Não há pagamento de royalties;
- Melhor desempenho;
Observemos que as vantagens vão muito além de desempenho.

Falando de suíte para escritório, defendo o LibreOffice que oferece GRATUITAMENTE um conjunto de ferramentas poderosas para as mesmas tarefas oferecidas pelo pacote Microsoft Office. Os dois pacotes são bons, porém o MS Office é muito caro, na minha opinião. Posso afirmar que ambos são bons porque os conheço bem e uso o LibreOffice todos os dias.

Tenho plena convicção que o Software Livre atende satisfatoriamente a grande maioria das necessidades de software do GOVERNO (seja Municipal, Estadual ou Federal) e a COMUNIDADE DE SOFTWARE deve se unir para mostrar ao poder público que não é necessário pagar por licença de software básico para estações de trabalho do GOVERNO.
ISSO É DEFENDER O INTERESSE PÚBLICO.

Espero que esse edital de consulta pública do Ministério do Planejamento seja urgentemente revisto por seus elaboradores.
Espero ter contribuído.

Nenhum comentário: